Podemos aplicar ao conceito de saúde emocional, o mesmo conceito médico: dizemos que estamos saudáveis fisicamente quando nosso corpo não apresenta nenhum tipo de doença. Saúde emocional também pode ser considerada como a ausência de uma doença mental como depressão, ansiedade, pânico, etc.
Mas não é só isso! Saúde emocional também se refere à um estado de satisfação com sua vida, um equilíbrio conquistado por meio do controle de suas emoções.
Você controla suas emoções?
Controle emocional – janeiro brancoComo pode saber isso?
Falamos em controle emocional quando a pessoa não apresenta sofrimento demasiado frente às questões cotidianas.
Nada na vida é fácil e nem conquistado sem esforços. Alguns precisam se esforçar mais que outros, é verdade, mas cada pessoa tem as consequências dos comportamentos que apresenta, ou quase sempre é assim. E isso significa exatamente que mesmo se nos esforçarmos muito, as vezes não teremos controle de tudo o que acontecerá em nossas vidas.
Controle emocional significa dizer que mesmo frente as dificuldades, ao sofrimentos, as dificuldades, ainda assim a pessoa não se paralisa, nem foge dos problemas deixando de aprender com eles.
Na vida o sofrimento é inevitável, então como saber quanto de sofrimento é o normal?
Caso você perceba que está deixando de fazer coisas que são importantes para você porque há dificuldades que você não tem conseguido enfrentar, isso é um sinal de que você não esta conseguindo atingir o equilíbrio emocional e que provavelmente precisa de ajuda da terapia para enfrentar com mais objetividade e assertividade seus problemas.
Aproveite o inicio do ano para pensar no que te incomoda, quais sentimentos você gostaria de deixar em 2016 e que outras sensações você quer experimentar em 2017?
A hora de mudança é agora!
Gostou da ideia? Então é só agendar sua primeira sessão para pensarmos juntos em quais metas você poderá conquistar nesse novo ano.
Deixe um comentário