fbpx
, ,

Vacina emocional – a importância da rotina

vacina emocional - rotina

Sabemos que uma vacina é uma forma de prevenção de doenças. A doença mais característica para este momento é a ansiedade – você já tomou sua vacina emocional? Entenda como se proteger e garantir maior equilíbrio.

Quando nos deparamos com situações de falta de controle temos três principais reações:

1 – Ansiedade: sentimos a necessidade de fazer algo que nos coloque no controle da situação. Tentamos várias alternativas e ficamos observando, planejando, hipotetizando formas de obter o domínio sobre o que acontece.

2 – Frustração: conforme as tentativas são fracassadas, nos sentimos exaustos com o gasto de energia e frustrados por não conseguir obter o que desejamos.

3 – Impotência – frente a tanto esforço e nenhum resultado, finalmente nos sentimos impotentes, o que gera mais ansiedade e alimenta o clico.

Portanto, o mair problema deste ciclo é o prejuízo que ele traz para nossa tomada de decisão e capacidade de reação às dificuldades.

Estamos vivendo um momento de extrema falta de controle, não somente na nossa vida, mas em todo o mundo. Temos um inimigo silencioso e invisível, o que torna tudo mais incontrolável ainda.

Uma situação mais ansiogênica é saber que outros países já foram atingidos pelo vírus e tiveram diversos problemas. Entretanto, embora saibamos o quanto nos atingirá, ainda não temos noção exata do que irá acontecer.

Todos esses itens intensificam o clico ansiedade-frustração-impotência.

O que podemos fazer para evitar que esse ciclo se estabeleça?

Vou chamar de vacina emocional algumas estratégias comportamentais que podemos adotar para evitar que esse ciclo de ansiedade se intensifique.

Para evitarmos sentimentos de descontrole, precisamos estabelecer o mínimo de controle possível em nossas vidas. Uma estratégia muito simples e eficaz é encontrarmos em nosso dia a dia situações que nos tragam sentimentos concorrentes aos da falta de controle.

Portanto quando eu desempenho atividades que me fazem sentir confiante, competente, eu aumento a probabilidade de me perceber não só como uma pessoa derrotada, mas também como competente de fazer algumas coisas.

O controle da nossa rotina é a nossa melhor vacina emocional. É a forma de mantermos o controle de pequenas coisas, o maior tempo possível , e garantir que tenhamos sentimentos positivos em relação às nossas competências.

Então, quanto cultivo sentimentos positivos, me sinto mais disposta a ter novas ações, e com isso perpetuo o ciclo virtuoso das ações, realizando tarefas, me sentindo capaz, competente.

Desta maneira é preciso estabelecermos metas com baixo nível de exigência, mas com prazos determinados, para possibilitarmos essas conquitas.

Então, a vacina emocional deve ser tomada diariamente e o mais frequente possível. Ações simples e cotidianas farão com que nossa competência esteja em evidencia, mais do que nossas dificuldades.

Caso tenha dificuldades em estabelecer suas rotinas e metas, busque apoio profissional e não hesite em agendar uma sessão online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende seu horário