Bonita, inteligente, poderosa… e sozinha.

relacionamento-namoro-amor-940x675

Onde estão essas pessoas que não conseguem se encontrar? Há homens e mulheres buscando uma relação duradoura, porém há alguns probleminhas em relação à manutenção desses relacionamentos.  Isso tem gerado frustração, e principalmente preocupação em mulheres que já chegaram aos 30 e poucos.  Elas veem o prazo de validade do planejamento de encontrar um homem ideal para o casamento, construir uma vida amorosa estável, ter filhos e constituir a família que tanto deseja, expirando…

A mulher moderna saiu da cozinha e da lavanderia e conquistou os escritórios e corporações. Hoje é líder, tem status, carreira, seu apartamento, seu carro… mas ainda é romântica.  Precisamos de relações afetivas para viver, isso é determinado pelas características da espécie humana. Entretanto venho percebendo que no consultório as queixas por um relacionamento afetivo estável e duradouro são cada vez mais frequentes.

Um dos primeiros problemas é que a expectativa da mulher moderna em relação a um parceiro ideal é bastante alta.  Tendo em vista que já conquistou seus bens materiais e sua condição profissional, muitas vezes ela espera encontrar alguém que esteja no mesmo “nível” que ela.  Neste aspecto a cultura machista ainda impera e dita o comportamento tanto de homens quando de mulheres.  Para a maioria, há o sentimento de que o homem deve ser o provedor do sustento da casa. E essa pré-condição faz com que alguns bons companheiros, que ganhem menos ou estejam em desvantagem na carreira, sejam descartados, sem nem ao menos ter a chance de mostrar suas qualificações.

Outro ponto importante é que a mulher tem trazido para o relacionamento seu perfil de liderança, assertividade e objetividade.  Com isso tem “espantado” os homens. Mais uma vez a cultura mostra seu peso e sua importância.  Para a maioria dos homens ainda é difícil se sentir dominado, e a maneira de afastar sentimentos de menos valia é também evitando mulheres desse tipo.

Como evitar a solidão?

A questão é: como conseguir transitar entre o mundo do trabalho e as expectativas da mulher doce e sensível?

O desafio é conseguir perceber em que contextos cada comportamento é adequado.  É ter autoconhecimento suficiente para se comportar frente aos SEUS desejos e não em relação às expectativas familiares ou da sociedade.

Claro que não é fácil e exatamente por isso há tantas mulheres e homens sofrendo com a solidão e na busca por um relacionamento saudável.

Além do autoconhecimento, faz parte desse sonho abrir mão de alguns pontos de vista inquestionáveis anteriormente, ceder a alguns itens que não entravam nos planos de final de semana, compartilhar momentos tanto prazerosos, como também aqueles que dão trabalho, que não agradam e que trazem problemas para a vida tão confortável e estável…

Relacionar-se significa doar e receber. E por isso precisamos estar dispostos a estar dos dois lados, pois é uma via de mão dupla.

Será que você está disposta a doar? E também a receber?

Pense nisso e nos falamos em breve! Deixe suas perguntas e comentários.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ava Reed is the passionate and insightful blogger behind our coaching platform. With a deep commitment to personal and professional development, Ava brings a wealth of experience and expertise to our coaching programs.

About the Coach ›

Newsletter

Weekly Thoughts on Personal Development

We know that life's challenges are unique and complex for everyone. Coaching is here to help you find yourself and realize your full potential.

About the Coach ›

× Agende seu horário