Ahhh o amor… a paixão!
Você nunca tem dúvidas se você está apaixonado por alguém! É uma necessidade de estar perto a toda hora, um descontrole emocional quando se está junto, sentimentos incríveis quando se beija, um desejo sexual desvairado.
Aí vem a rotina, os anos juntos, o costume, as brigas, e você já não sabe se ama, ou simplesmente se mantém na relação por costume ou comodismo? Será que o amor acabou?
Preste atenção nesses 5 sinais para saber se você não ama mais:
- Seus planos para futuro já não incluem o (a) parceiro (a) de forma tão clara?
- Quando tem um problema, uma necessidade, você não recorre mais a ele/ela para se aconselhar ou compartilhar?
- Cúmplice, aliado (a), conivente não são mais adjetivos que classifiquem seu/sua parceiro (a)?
- Você tem percebido que ter uma relação afetiva está te privando de alguns compromissos?
- Você tem se esforçado para ser agradável ou tem sentido falta de estar sendo correspondido (a) em suas expectativas afetivas e sexuais?
Caso as respostas às questões sejam positivas, é um indício muito grande de que o amor acabou, ou seja, o relacionamento que vocês possuem não é mais uma relação com base no amor.
Porém é importante pensar: por qual motivo você ainda se mantém nessa relação?
Medo de ficar sozinho (a); costume em ter a pessoa que já é conhecida por perto; dependência da pessoa para a realização das atividades de rotina; culpa por ter cometido algum “deslize” na relação – como traição por exemplo; medo da reação dos filhos ou da família; todos esses motivos são muito frequentes nas famílias atuais.
Em todos esses casos o amor acabou mas foi substituído por outros tantos sentimentos. Sentimentos esses que não trazem a principal consequência do amor: a satisfação com o outro, a compreensão, a tolerância.
A pergunta que lhe faço é: está valendo a pena sustentar uma relação onde o amor já não é o principal?
Deixe um comentário