Novembro Azul – um apelo para a saúde do homem

O novembro azul é o mês destinado para reforçar a importância dos cuidados para a saúde do homem.

Será que os homens ainda acham que ficar doente é fraqueza?  Ou que buscar ajuda ainda é sinal de uma masculinidade questionável? Ou simplesmente pensam que não vale a pena “procurar sarna para se coçar”?

Infelizmente essas ainda são as mais prováveis causas pelas quais os homens não buscam um tratamento preventivo para qualquer doença.

O câncer de próstata estará presente na vida de 1 em cada 7 homens segundo estatísticas.  Mesmo assim ainda há muito preconceito em relação aos exames.  E o diagnóstico precoce, que é um grande aliado, acaba não ocorrendo.

Não é da cultura masculina fazer exames preventivos, fragilizando assim a saúde do homem.  Aos contrário da mulher que é ensinada desde a adolescência aos acompanhamentos periódicos.

O ginecologista assume papel de psicólogo, conselheiro, pois é o primeiro médico que a mulher vai, e de lá sai com  indicações para outras especialidades.

Mas quando pensamos nos homens, qual a educação que desde pequeno ensinamos a eles?  A sociedade diz que “homem que é homem não chora”; “que homem que é macho resolve seus problemas”, e que “homem precisa provar sua masculinidade”.

Por isso criamos ainda hoje uma cultura onde o homem acredita que não precisa se prevenir.  Infelizmente eles chegam aos consultórios com doenças já estabelecidas, com diagnósticos tardios e com menores chances de cura, ou de tratamentos menos invasivos.

A falta de tempo para realizar um checkup preciso e frequente, fazer exames, procurar diversas especialidades médicas, é causada, acima de tudo por que cultivamos a importância do trabalho. Será que realmente até a saúde é menos importante que o trabalho?

Qual a solução para o problema da saúde masculina?

Quero deixar o apelo a todos os homens, de que mais vale um pedaço de tempo perdido, do que perder a vida pela falta de prevenção.

Os cuidados diários com as doenças crônicas, as precauções com os tratamentos iniciados, o seguimento das orientações médicas… Tudo isso faz parte do cuidado com a saúde.  A prevenção de uma doença mais grave é a única forma que temos de nos preservar e de continuarmos curtindo a vida.

Este mês de novembro tem a intenção de alertar aos homens que não existe Super Homem, ou se existe, há muito mais criptonita do que imaginamos.

Sejamos conscientes e vamos nos cuidar!!

Erika Scandalo – Psicóloga no Morumbi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ava Reed is the passionate and insightful blogger behind our coaching platform. With a deep commitment to personal and professional development, Ava brings a wealth of experience and expertise to our coaching programs.

About the Coach ›

Newsletter

Weekly Thoughts on Personal Development

We know that life's challenges are unique and complex for everyone. Coaching is here to help you find yourself and realize your full potential.

About the Coach ›

× Agende seu horário