Como continuar minha vida depois do diagnóstico de Câncer?

Depois de um diagnóstico como o câncer é muito difícil pensar que é possível continuar a vida.  Mas é preciso manter o máximo de sua rotina para que a vida lhe pareça normal tanto quanto possa ser.  Nossos sentimentos são decorrentes de nossas ações, portanto é preciso ter ações positivas.

É por meio do trabalho que o indivíduo se reconhece na sociedade e assume um papel produtivo.  Portanto, manter a atividade profissional é uma maneira de continuar se sentindo útil para sua família e para a sociedade.

Tudo começa com a forma com a qual nos identificamos como sujeitos, ou seja, quem eu sou no mundo?   Quando nos apresentamos a alguém dizemos: sou fulado de tal, e complementamos com nossa atividade profissional.  Não falamos:  Sou Maria irmã da Paula, mas sim, sou Maria, consultora de vendas, como vai?

É natural em nossa sociedade nos apresentarmos a partir do que fazemos profissionalmente.  Logo, quando não estamos realizando uma atividade profissional, nos sentimentos em falta com a sociedade e com a família.   É um sentimento genuíno e normal, é muito compreensível que nos sintamos assim.

Porém em algumas situações, precisamos nos ausentar do trabalho para cuidar de nossa saúde, e é preciso também que tenhamos muita responsabilidade com isso.  Embora seja importante manter sua rotina habitual, não é adequado prejudicar um tratamento em função dessa rotina.

Mas como é possível interromper uma rotina que já mudou?

A rotina só deve ser mantida se, e somente se, não prejudicar o que é prioridade no momento – a saúde, um tratamento, uma intervenção cirúrgica, etc.

Compreendendo que é um sentimento compartilhado por todos, fica mais fácil também de reavaliar nosso sentimento de menos valia, de improdutividade… Porque também é fundamental lembrarmos que não somos somente trabalho.

Somos família, somos esposas, maridos, filhos, irmãos, pais, mães, cunhados, sogras, noras, amigos.  As vezes é necessário fazer uma pausa.  Precisamos respeitar nossos limites e investir nesses outros papeis que são tão importantes.

Em sendo possível manter nossa atividade profissional, isso nos trará inúmeros ganhos:  desde financeiros, até ocupação e sentimentos de utilidade, produtividade, superação de desafios, autoconfiança.

Muitas vezes não será possível exercer a mesma atividade profissional.  É então a chance de desenvolvermos novas possibilidades, descobrir novos talentos, reinventar nossa capacidade.

O mais importante em tudo isso, é vivermos.  E o trabalho faz parte de nossa vida.  É a atividade profissional que ocupa grande parte do nosso tempo, nos traz satisfação pessoal, reconhecimento e nos possibilita adquirir os bens que desejamos mesmo com o diagnóstico de câncer em minha vida.

Mais do que poder se sentir produtivo para a sociedade, é saber o quanto é possível, mesmo de maneira diferente, se realizar diariamente com atividades que lhe tragam prazer e lhe ajude a se reintegrar na sociedade e viver uma vida plena e feliz.

Erika Scandalo – Psicóloga no Morumbi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ava Reed is the passionate and insightful blogger behind our coaching platform. With a deep commitment to personal and professional development, Ava brings a wealth of experience and expertise to our coaching programs.

About the Coach ›

Newsletter

Weekly Thoughts on Personal Development

We know that life's challenges are unique and complex for everyone. Coaching is here to help you find yourself and realize your full potential.

About the Coach ›

× Agende seu horário